(11)

Impermeabilização de Parede

Gostou? compartilhe!


Atualmente, a impermeabilização de paredes é um processo essencial nas construções. Sendo assim, na área externa e mais exposta das construções, ela também pode ser aplicada nas paredes tanto internas, quanto externas. O principal objetivo da impermeabilização de parede é evitar que a infiltração, umidade, fungos e mofo possam danificar as paredes.

A impermeabilização em paredesprolonga a vida útil dos imóveis e evita que a estrutura sofra com fissuras e trincas, mantendo a salubridade dos ambientes. O processo do serviço deve ser feito no período de construção das edificações, no entanto, em diversas vezes não é considerado tão importante, apenas depois, a impermeabilização é realizada.

Fonte: (Pintura Interna de Casas)

A origem do problema

Antes de falarmos sobre técnicas para impermeabilização de paredes, é preciso entender por que está ocorrendo a infiltração e resolver o problema na sua origem. Fazer uma intervenção na parede, sendo que a umidade está vindo de outro local, não vai resolver o problema de maneira definitiva. Pensando nisso, cabe a pergunta: quais são as principais causas de infiltração na estrutura?

Lajes com impermeabilização mal feita

As lajes sem proteção são uma das maiores causas de problemas de infiltração e umidade na construção. As lajes de cobertura que não receberam o tratamento de impermeabilização de parede adequado permitem que a água percole causando problemas não apenas na própria laje mas também em outros elementos da estrutura.

A infiltração na laje é um problema sério. Ela pode causar exposição e corrosão de armaduras. No caso das paredes, a água percolada causa mofo, bolor, descasca a pintura e deixa um aspecto visual bastante desagradável.

Infiltração vinda da chuva na parte externa

É comum que durante o tempo surjam fissuras e rachaduras nas paredes, tanto do lado externo como interno. Elas se dão devido às movimentações da estrutura decorrentes de variação climática, recalques de fundações, ou qualquer outro fenômeno a que a construção seja submetida.

Quando isso acontece, as fissuras passam a ser porta de entrada para a infiltração e percolação de água. O resultado são bolhas na pintura, bolor e manchas em geral. Caso esse seja o motivo das infiltrações, o problema nas paredes só será resolvido de maneira definitiva quando as fissuras e rachaduras forem devidamente tratadas.

Infiltração oriunda das vigas baldrames e fundações rasas

Outra origem muito comum de infiltrações nas paredes é a falha durante a impermeabilização da fundação, em especial, das vigas baldrames. A umidade, nesse caso, percola em sentido ascendente, e os problemas ficam mais acentuados durante período chuvoso, quando o solo está mais saturado. Esse é o pior cenário, pois as vigas baldrames estão em contato direto com o solo e a umidade, e resolver o problema depois da obra ter sido finalizada é muito difícil.

Infiltração ocasionada de vazamento em tubulações

Em paredes por onde passam as tubulações de água e esgoto, é possível haver infiltração. As conexões podem apresentar falhas e a água pode acabar vazando. Quando é identificado esse problema, assim como nos casos anteriores, é preciso saná-lo antes de fazer as intervenções nas paredes, caso contrário, o problema vai persistir.

Como é aplicado o impermeabilizante de parede?

É importante destacar que a impermeabilização de paredes deve ser a parte fundamental da construção, porém ela pode ser realizada também apenas depois quando a parede estiver danificada. Lembre-se que o serviço não poderá ser realizado em construções de madeira, somente alvenaria.

O processo de impermeabilizar paredes possui diversas etapas. Primeiramente será necessário aplicar a base de resina acrílica. Esse produto é utilizado para paredes externas, pois é altamente impermeável e resistente às mudanças de temperatura e a incidência dos raios ultravioletas. Porém, é necessário aplicar o fundo do selador, dessa forma, evitará que os tijolos absorvam a reina e evitará que a superfície fique escurecida.

Após secar, o impermeabilizante irá criar uma camada protetora resistentes aos agentes agressivos e a água. O selador é um produto importante, pois ele permite que a resina seja melhor aderida na parede e evitará que a parede seja escamada ou descasque com facilidade.

“A resina aplicada na parede externa precisa ser totalmente acrílica, pois se possuir estireno em sua formulação ela poderá ser aplicada apenas nas paredes internas.”

Um fato que é importante destacar são os modelos de tijolos, já que os modelos com rejunte reto e profundo o selador não poderá ser aplicado, por conta disso, a umidade pode acabar infiltrando futuramente.

Por outro lado, o tijolo de rejuntamento raso e côncavo, proporciona uma camada homogênea, que garante a impermeabilização completa. A aplicação dos dois produtos pode ser feita com trincha no rejuntamento e parte externa dos tijolos.

Como preparar a parede para impermeabilizar?

Na impermeabilização de paredes também é utilizado o silicone. Ele é capaz de isolar totalmente a superfície, impedindo a infiltração e umidade. Deve ser aplicado com pulverizador parecido com aqueles usados para dedetização. Uma vantagem do silicone é que ele pode ser usado mesmo no rejuntamento profundo. Precisa ser aplicado em duas camadas, a cada oito horas de intervalo. Prefira produtos concentrados em 6%.

Impermeabilização de laje

É importante ressaltar que realizar a impermeabilização de laje é uma das etapas essenciais durante a construção. Isso porque a técnica é responsável por proteger as mais diversas superfícies e estruturas dos danos temporais, como os causados pela incidência da chuva ou dos raios solares nas áreas expostas e até mesmo nas estruturas que não expõem a esses danos mas podem estragar com o tempo.

No caso das lajes não impermeabilizadas, elas poderão apresentar trincas e rachaduras no decorrer do tempo e sua durabilidade reduzida com a presença de infiltrações, umidade, mofo e fungos. Por conta disso, as lajes de cobertura ou internas devem ser impermeabilizadas, evitando o desgaste de seus materiais e a desvalorização do imóvel.

Técnicas de aplicação do impermeabilizante em lajes

Caso sua laje não tenha sido impermeabilizada ou ela foi mal feita, ela poderá danificar a superfície, corroer as armaduras, gerar problemas na instalação elétrica e comprometer toda a sua estrutura. Por esse motivo é que a laje necessita de uma impermeabilização flexível, pois ela deve acompanhar a estrutura e evitar o aparecimento de novos danos na superfície.

Fonte: (Fórum da Construção)

A princípio, as lajes devem ser impermeabilizadas com uma manta líquida flexível ou impermeabilizantes do mesmo tipo. Esses produtos irão garantir uma melhor durabilidade do processo.

Porém, antes de começar o serviço, é importante identificar qual o tipo de laje a ser impermeabilizada, já que ela pode ser com ou sem tráfego, pois cada uma exige um tipo de produto diferente. A laje com tráfego e extensão maior deve ser impermeabilizada com manta asfáltica.

Já a laje sem tráfego necessita de impermeabilizantes em tons mais claros que contribuem com a estabilização das temperaturas internas adequadas, esse tipo de produto também deve conter Composto Orgânico Volátil (COV). Para impermeabilizar a laje intransitável é possível aplicar o produto com rolo de pintura, vassoura ou trincha. A aplicação é rápida e possui secagem de no máximo três horas.

Cuidados antes da impermeabilização

Antes de impermeabilizar a laje, é preciso fazer o preparo da base, alinhar o caimento para a água escoar nos pontos certos. Para que isso aconteça corretamente, arredondar arestas e cantos com média de um mês antes da impermeabilização, para garantir a cura da argamassa. Utilizando o produto certo nos dois tipos de laje, ele torna-se eficiente contra a incidência solar, contribui com a redução de calor e protege as superfícies das infiltrações e goteiras.

Vantagens de impermeabilizar laje

A impermeabilização das lajes proporciona diversos benefícios, pois essas áreas podem ser utilizadas para o lazer ou como estacionamento, sem preocupação com danos dentro dos ambientes. Isso pode resultar em uma maior valorização dos empreendimentos, já que a área urbana está escassa de espaços horizontais, por isso o aproveitamento desse espaço tratado é muito importante.

Entre outras vantagens, além da durabilidade da edificação, as lajes impermeabilizadas ainda necessitam de menos manutenção e oferecem além de temperaturas agradáveis dentro dos ambientes, maior isolamento acústico.

Fonte: (Empresa de Pintura Residencial)

Os benefícios de uma boa Impermeabilização de parede

Comumente, a impermeabilização de parede é deixada de lado durante uma execução de obra. Isso pode ocorrer quando o empreiteiro não conhece o serviço profundamente ou por achar que o custo será alto demais. Porém, quando não é realizado o serviço corretamente, o custo para arrumar os danos é muito maior do que o da aplicação dos produtos.

A qualidade e a durabilidade de uma obra está diretamente ligada à qualidade da impermeabilização nela executada, seja na fundação, estrutura, cobertura, acabamento ou em qualquer outra fase da construção.

Uma impermeabilização bem projetada por profissionais habilitados e executada por uma mão de obra qualificada, garante uma durabilidade indefinida à construção, dessa forma, torna o serviço de impermeabilização mais barato ao longo dos anos, por exemplo, em uma residência, não terá o prejuízo com as famosas umidades ascendentes em rodapés de paredes, emboloramento nos tetos de banheiro, vazamentos em lajes de garagens, entre outros diversos problemas que só a impermeabilização nas paredes podem garantir a solução.

A diferença entre impermeabilizante rígido e impermeabilizante flexível

A principal diferença é caracterizada pelas partes construtivas onde serão aplicados, A NBR 9575 - Impermeabilização - Seleção e Projeto define que a impermeabilização flexível é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuras. Já a impermeabilização rígida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas não sujeitas à fissuração.

Quando é necessário realizar a manutenção da impermeabilização?

A manutenção de impermeabilizações expostas deve ser realizada de acordo com instruções do fabricante do produto, mas precisam ser monitoradas. A manutenção de impermeabilizações protegidas deve ser realizada inicialmente na camada de proteção e, no caso de infiltrações, deve ser realizada até o impermeabilizante na região da falha. No caso de obras ou instalação de equipamentos, a área abrangida deverá ser reparada imediatamente.

Quais produtos são usados para a impermeabilização de parede exposta ao sol e à chuva?

Em geral, em locais expostos a intempéries, deve ser aplicada impermeabilização de parede do tipo flexível autoprotegida ou com aplicação de proteção adicional.

Como fazer reparos pontuais em mantas asfálticas?

Primeiramente a manta deve ser exposta em toda a área com problemas de infiltração. Em seguida, deve ser realizada uma busca para identificar com precisão o local de falha de colagem ou defeito na manta, por onde a água esteja infiltrando. Ao localizar essa parte da manta com problemas, ela deverá ser cortada até pelo menos 10 cm além da área afetada. A colagem de nova manta deve ser realizada preferencialmente utilizando asfalto quente e seguindo os procedimentos indicados pelo fabricante. Devem ser executadas a seguir, se for o caso, as camadas de proteção mecânica.

Como corrigir umidade em rodapés?

deve-se remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, até a altura de 1,5 m a partir do rodapé. Depois, avançar com a impermeabilização no piso aproximadamente 40 cm, para evitar que a umidade possa infiltrar no encontro do piso com a parede. Aplicar o impermeabilizante, na forma de pintura, em 3 a 4 demãos, obedecendo intervalo de aproximadamente 6 horas entre elas.

Onde encontrar um serviço de impermeabilização de parede ideal?

Formada por uma equipe de profissionais treinados e qualificados, a FEC Pinturas é uma empresa especializada nos serviços de pintura predial, comercial e residencial, e sempre busca oferecer aos clientes qualidade a um preço justo no atendimento e em seus serviços.

O principal objetivo da empresa é atender com honestidade, oferecendo ao cliente o que há de melhor, com qualidade para a solução dos problemas de cada cliente. O método usado pela empresa é trabalhar com responsabilidade, zelo, compromisso, prazo de entrega e eficiência, para atender o cliente da melhor forma possível e criar, junto dele, uma parceria transparente.

A FEC Pinturas considera a conscientização com relação à sustentabilidade algo de extrema importância e procura refletir isso nos serviços que oferece e, para isso, conta com a parceria de consumidores, pintores, vendedores, oficinas e outros públicos, pois o trabalho de conscientização incentiva a diminuição da geração de resíduos, evitando o desperdício de tintas na compra e na utilização. Assista ao vídeo para conhecer melhor a empresa:

Para saber mais sobre impermeabilização de parede

Ligue para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Aeroporto
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajau
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardim Ângela
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Funda
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guaianases
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Mooca
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Parque do Carmo
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • Sapopemba
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • Água Rasa
  • Alto Santo André
  • Bairro Campestre
  • Bairro Casa Branca
  • Bairro Jardim
  • Bairro Paraíso
  • Bairro Santa Maria
  • Bairro Silveira
  • Bangú
  • Camilópolis
  • Cata Preta
  • Centreville
  • Centro
  • Cidade São Jorge
  • Condomínio Maracanã
  • Fazenda dos Tecos
  • Figueiras
  • Homero Thon
  • Jardim Aclimação
  • Jardim Alvorada
  • Jardim Alzira Franco
  • Jardim Ana Maria
  • Jardim Bela Vista
  • Jardim Bom Pastor
  • Jardim Cambuí
  • Jardim Carla
  • Jardim Ciprestes
  • Jardim Cristiane
  • Jardim Guarará
  • Jardim Guilhermina
  • Jardim Ipanema
  • Jardim Irene
  • Jardim Itapoan
  • Jardim Jamaica
  • Jardim João Ramalho
  • Jardim Las Vegas
  • Jardim Léa
  • Jardim Magali
  • Jardim Marek
  • Jardim Marina
  • Jardim Milena
  • Jardim Nair Conceição
  • Jardim Ocara
  • Jardim Oriental
  • Jardim Paraíso
  • Jardim Pilar
  • Jardim Primavera
  • Jardim Progresso
  • Jardim Renata
  • Jardim Rina
  • Jardim Riviera
  • Jardim Santa Cristina
  • Jardim Santo Alberto
  • Jardim Santo André
  • Jardim Santo Antônio
  • Jardim Santo Antônio de Pádua
  • Jardim Silvana
  • Jardim Sorocaba
  • Jardim Stella
  • Jardim Telles de Menezes
  • Jardim Utinga
  • Jardim Vila Rica
  • Jardim das Maravilhas
  • Jardim de Estádio
  • Jardim do Carmo
  • Jardim do Estádio
  • Paranapiacaba
  • Parque Andreense
  • Parque Bandeirantes
  • Parque Capuava
  • Parque Erasmo Assunção
  • Parque Gerassi
  • Parque Jaçatuba
  • Parque João Ramalho
  • Parque Marajoara I e II
  • Parque Miami
  • Parque Novo Oratório
  • Parque Oratório
  • Parque das Nações
  • Parque do Pedroso
  • Parque dos Pássaros
  • Pinheirinho
  • Recreio da Borda do Campo
  • Reserva Biológica Alto de Serra
  • Santa Terezinha
  • Santo André
  • São Bernardo Novo
  • Sítio dos Vianas
  • Tamanduateí 1
  • Tamanduateí 2
  • Tamanduateí 3
  • Tamanduateí 4
  • Tamanduateí 7
  • Utinga
  • Vila Alba
  • Vila Alice
  • Vila Alpina
  • Vila Alzira
  • Vila América
  • Vila Apiay
  • Vila Aquilino
  • Vila Assunção
  • Vila Bastos
  • Vila Camilópolis
  • Vila Cecília Maria
  • Vila Clarice
  • Vila Curuçá
  • Vila Dora
  • Vila Eldízia
  • Vila Fernanda
  • Vila Floresta
  • Vila Fláquer
  • Vila Francisco Matarazzo
  • Vila Francisco Mattarazzo
  • Vila Gilda
  • Vila Glória
  • Vila Guaraciaba
  • Vila Guarani
  • Vila Guiomar
  • Vila Helena
  • Vila Homero Thon
  • Vila Humaitá
  • Vila João Ramalho
  • Vila Junqueira
  • Vila Linda
  • Vila Lucinda
  • Vila Lutécia
  • Vila Luzita
  • Vila Metalúrgica
  • Vila Musa
  • Vila Palmares
  • Vila Pires
  • Vila Progresso
  • Vila Príncipe de Gales
  • Vila Sacadura Cabral
  • Vila Santa Tereza
  • Vila Scarpelli
  • Vila Suíça
  • Vila Sá
  • Vila São Pedro
  • Vila São Rafael
  • Vila Tibiriçá
  • Vila Valparaíso
  • Vila Vitória
  • Alves Dias
  • Anchieta
  • Assunção
  • Baeta Neves
  • Capivari
  • Centro
  • Chácara Inglesa
  • Cooperativa
  • Demarchi
  • Farina
  • Ferrazópolis
  • Independência
  • Industrial
  • Jardim Central
  • Jardim Hollywood
  • Jardim Leblon
  • Jardim das Oliveiras
  • Jardim do Mar
  • Jordanópolis
  • Nova Petrópolis
  • Parque Anchieta
  • Parque dos Pássaros
  • Paulicéia
  • Planalto
  • Riacho Grande
  • Rudge Ramos
  • Santa Cruz
  • Santa Teresinha
  • Santa Terezinha
  • São Bernado do Campo
  • TERRA NOVA
  • Taboão
  • Vila Caminho do Mar
  • Vila Euclides
  • Vila Vivaldi
  • Barcelona
  • Boa Vista
  • Centro
  • Cerâmica
  • Fundação
  • Jardim São Caetano
  • Mauá
  • Nova Gerty
  • Olímpico
  • Oswaldo Cruz
  • Prosperidade
  • Santa Maria
  • Santa Paula
  • Santo Antônio
  • São Caetano do Sul
  • São José
  • Campanário
  • Canhema
  • Casa Grande
  • Centro
  • Conceição
  • Eldorado
  • Inamar
  • Jardim Pitangueiras
  • Piraporinha
  • Serraria
  • Taboão
  • Vila Diadema
  • Vila Nogueira
  • Vila Paulina
  • Capuava
  • Centro
  • Chácara Maria Aparecida
  • Feital
  • Guapituba
  • Itapark
  • Itapeva
  • Jardim Araguaia
  • Jardim Columbia
  • Jardim Itapeva
  • Jardim Maringá
  • Jardim Mauá
  • Jardim Olinda Mauá
  • Jardim Oratório
  • Jardim Primavera
  • Jardim Zaira
  • Nova Mauá
  • Parque Boa Esperança
  • Parque São Vicente
  • Parque das Américas
  • Vila Assis Brasil
  • Vila Falchi
  • Vila Magini

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação